quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"Muitas mulheres não sabem qual os beneficios do acido folico "

 "Espero que todas tenha um bom aproveito sobre o assunto "


Oi meninas, resolvi escrever um pouco sobre a importância do ácido fólico, pois tenho me preocupado com muitas mulheres que nem sabem o que é e para que serve.
Quando se deseja engravidar, uma providência imprescindível é inicar o tratamento com ácido fólico e tomar diariamente e ininterruptamente até as 12 semanas de gestação. A divisão celular ocorre nas 1as semanas de gravidez e é nessa fase que o ácido fólico mais pode ajudar, por isso é tão importante iniciar a ingestão meses antes da gravidez, equilibrando as taxas da vitamina no organismo e preparando-o para a gestação.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, vitamina B9, importantíssima para todas as pessoas, mas imprescindível para as futuras mamães. Ela auxília na divisão celular, formação sangüinea, evitando anemia, e de tecidos, na produção de DNA e RNA, podendo prevenir câncer gerado por alterações de DNA/RNA.
O ácido fólico, especificamente para as futuras mamães, age evitando a má formação fetal (formação do tubo neural e das terminações da coluna vertebral) evitando problemas como o de espinha bífida, anencefalia (feto sem cérebro) e deformações, como lábio leporino. Também ajudando a prevenir síndrome de down (http://www.gabriel.org.br/estudomostradown.html), aumentando a qualidade dos óvulos da mulher, ajudando a diminuir os sintomas de enjôos e náuseas do início da gestação, diminuindo as chances de parto prematuro e ainda ajudando a melhorar o leite materno.
O ácido fólico não tem nenhuma contra-indicação, nem efeitos colaterais. Portanto não causa dores de cabeça, não engorda e nem causa enjôos.
Estudos indicam que a ingestão do ácido fólico 3 meses antes da mulher engravidar, evita em 70% as ocorrências de partos prematuros, abortos e nascimento de crianças com má formação.
Quanto a marca, não há diferença entre elas, basta ser da dosagem correta, 5mg.
Fontes de ácido fólico na alimentação: verduras de folhas verde escura, espinafre, brócolis, suco de laranja, fígado de boi, melão, couve manteiga, agrião, feijão, germe de trigo, gema de ovo, abóbora, cenoura, tomate, comgumelo, ervilha, levedura de cerveja, amendoim, chicória, nozes, castanha, aspargo, arroz branco, abacate, grão-de-bico, etc. Sendo que a melhor forma de consumí-los é 'in natura', pois quando cozidos podem perder até 90% da concentração de ácido fólico.
Importante: mesmo alimentando-se com os alimentos descritos acima, é preciso a complementação diária de ácido fólico para as pré-gestantes e gestantes. Por isso, se seu médico não indicou converse com ele e peça a complementação.
Meninas, uma outra informação que uma enfermeira me deu é que vc pode pegar ácido fólico de graça no posto de saúde, basta informar que está tentando engravidar ou está grávida. Acho que vale a pena se informar!
Mas o ácido fólico pode ser comprado em qualquer fármacia, o preço varia muito conforme a marca, de R$3,00 a R$20,00. Algumas sugestões de marcas são o Neo Fólico, mais em conta, e o Folin, DTN-fol, mas caro.
O ácido fólico pode ser tomado em qualquer horário, mais é imprescindível que seja tomado todos os dias. A maior eficácia é começar a tomar 3 meses antes de começar a tentar engravidar.